quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Subtração - Fácil ou Difícil


          Olá leitores do Expressão Matemática. Nessa postagem venho ensinar uma maneira de usar a subtração de um modo bem mais fácil. Quando eu vi esse modo em um livro do Dante, achei ao mesmo tempo simples e magnífico. Vejam:

          Em casos em que o algarismo do minuendo é menor que o algarismo do subtraendo, temos que usar o arqifício do "pegar emprestado". Nesse modo não há necessidade de usar esse artifício que pode ser ocasionar confusões pelos nossos alunos. Por exemplo (1000 - 768). Tenho certeza que muitas pessoas não sabem realizar essa operação. Então, vamos lá.

          Concordam que 1000 é igual a 999 + 1 ? Então, podemos fazer 999 - 768 e depois adicionar 1 unidade. Assim:


          Viram que simples? Minha reação ao ver esse modo de fazer a subtração foi de tanta felicidade que eu acabei rindo neste momento. É como disse, simples e extraordinário o pensamento de quem o inventou. Parabéns aos criativos matemáticos.


Prof. Marcos Júnior Guimarães Alves
Abraços e até a próxima.

Referência
Livro Tudo é Matemática - 5ª Série (atual 6º ano)
Autor: Luiz Roberto Dante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Críticas construtivas são muito bem aceitas. Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos mande um e-mail para marcosjrguimaraes@yahoo.com.br. Desde já agradeço!!!