Em uma aula de didática da matemática foi proposto pelo professor que os alunos preparassem uma aula sobre livros paradidáticos, trazer uma matemática lúdica, diferente do que a maioria dos alunos estão acostumados. Esse tipo de atividade não deve de maneira alguma substituir o quadro e o giz, porém é de extrema importância para fazer com que a matemática não sde torne para alguns chata e a aula monótona.
A aula que minha dupla (Marcos e Natasha) decidiu fazer seria um jogo de dicas e pontos, onde o professor ensina e traz conteúdos para a classe, os alunos aprendem brincando e se divertem bastante. Um jogo que instiga a disputa, relembra assuntos da disciplina em questão que talvez já cairam no esquecimento dos alunos, ou até mesmo nem sequer foi aprendido com perfeição.
O grande diferencial desse jogo, é que cabe ao professor decidir o tem que ele vai abordar, sendo assim ele pode ser usado em qualquer série do ensino básico e superior. O professor pode usar deste artifício para ser uma forma de avaliação, revisão, treinamento, enfim isso cabe a você professor mostrar sua criatividade e fazer o diferente, ser o diferencial. Outro pontoimportante é que tendo em vista que nem todas escolas tem recursos para utilizar (computador, data-show, etc) este jogo pode ser feito com papel mesmo, as dicas podem ser dispostas em uma caixa e os grupos de alunos as pegam para responder.
Abaixo segue o link da apresentação que fizemos em sala de aula, escolhemos o tema, GEOMETRIA PLANA, ESPACIAL E ANALÍTICA. No arquivo segue as instruções do jogo e o jogo propriamente dito.
http://www.megaupload.com/?d=RYZOLGS5
Espero que tenham gostado e que esse arquivo faça com que os professores reflitam sobre como ensinam em sala de aula. Poço melhorar minhas aulas? É uma pergunta que faço a vocês.
Marcos Júnior Guimarães Alves.