domingo, 2 de outubro de 2011

Truques para #Concursos !

A gente já sabe que em concursos a intenção das empresas que elaboram as provas é eliminar os candidatos, seja por questões de pegadinhas, seja por questões onde demora para responder e o candidato perde tempo, enfim em um concurso tempo e conhecimento são determinantes para a aprovação do candidato. A matemática está cheias de truques e métodos mais simples e/ou mais rápidos para resolver diversos exercícios. Aí vai uma maneira mais simples de resolver um exercício típico de concurso.

1. Um torneira em um dia enche 1 tanque em 3 horas e outra em 4 horas. Em quanto tempo as duas juntas encheriam esse mesmo tanque?

TRUQUE: INVERTE + INVERTE = INVERTE O RESULTADO E DIVIDE

Vamos lá: temos uma torneira enchendo em 3 horas e outra em 4 horas. Sendo assim:

1/3 + 1/4 = (4+3)/12 = 7/12 = 12/7 = 0,58 horas >>> que corresponde a 34,8 minutos

2. Um corredor dá 1 volta na pista em 8 minutos e outro corredor em 13 minutos. Sabendo que agora são 3 horas da tarde e que ambos estão no mesmo ponto, em que hora depois eles se encontraram novamente?

Exercícios assim basta usarmos o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) que já saberá quantos minutos depois eles se encontraram.

Vamos lá: O MMC de 8 e 13 é 104, logo depois de 104 minutos eles se encontraram. Como sabemos que 104 minutos corresponde a 1 hora e 44 minutos; eles se encontrarão novamente as 3 horas + 1 hora e 44 minutos = 4 horas e 44 minutos.
Difícil? Não neh ..

Em breve postarei mais alguns exercícios típicos de concursos que podem ser resolvidos em menos tempo e de uma forma mais simples.