terça-feira, 3 de maio de 2011

Porcentagens !

Um disciplina matemática que é nos ensinado na escola é a porcentagem, que por sua vez não fica só na escola, e sim durante toda nossa vida. A porcentagem está nas compras que fazemos, seja em forma de juros ou em forma de descontos, em estimativas de quantidade de pessoas, de quantidade de títulos, até na medicina em exames que fazemos de plaquetas, e outros tipos de exames. Vamos ver um caso onde a porcentagem aparece em quantidades de títulos ganhos.

Por exemplo o campeonato carioca que teve 114 edições desde sua criação. Nessas edições uma quantidade de times consideravel se tornaram campeções, bicampeões, tri e por aí vai. O FLAMENGO, maior conquistador de títulos do campeonato carioca, com 32 títulos tem uma porcentagem de aproximadamente 28,07% de conquistas, mas como eu cheguei a esse resultado? Vejamos.

Fórmula: P = (C . i) / 100 >>> Onde P é a porcentagem, C é o capital e i é a taxa que sempre será dada em %.
Pergunta: Qual é a taxa de vitórias do FLAMENGO, sabendo que ele venceu 32 vezes em 114 edições?

P = 32 P = (C . i) / 100
C = 114 32 = 114.i / 100
i = ? 32 . 100 = 114 . i
3200 / 114 = i
i = 28,07% (aproximadamente)

Essa fórmula de porcentagem é usada para todos os tipos de porcentagem mencionados acima, e lembrando que é mestre em cair em concursos. Gente, lembre-se que a matemática só existe para ajudar a humanidade e não para dificultar, aprenda cada vez mais sobre matemática aqui no "Expressão Matemática" - www.expressaomatematica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Críticas construtivas são muito bem aceitas. Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos mande um e-mail para marcosjrguimaraes@yahoo.com.br. Desde já agradeço!!!