terça-feira, 1 de março de 2011

TEOREMA DE PITÁGORAS

É muito ignorante da parte de um professor entregar uma fórmula para seus alunos e dizer: é assim a fórmula e assim que usa ela. Agora demonstrar o porque dessa fórmula e explicar as vezes com coisas e/ou objetos físicos torna a aula muito mais interessante e eficaz. É válido pensar também que aprender uma demonstração agora depois de pronta é simples comparado a engenhosidade que uma pessoa tem que ter para pensar em uma situação e descobrir por si só uma demonstração desse teorema tão importante. Hoje chegam a quase 400 demonstrações diferentes da fórmula do TEOREMA DE PITÁGORAS, selecionei uma para apresentar! Olha aew ..
Marcos Júnior Guimarães Alves

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Na figura abaixo temos três quadrados e um triângulo retângulo. Neste caso, o quadrado de lado b é equivalente ao quadrado de lado a. Sendo que cada um foi dividido ao meio por segmentos de reta que partem do quadrado maior ao quadrado menor (segmentos na mesma trajetória do lado do quadrado maior, não sofre variação alguma de ângulo), dividindo cada quadrado menor em um triângulo e um trapézio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Críticas construtivas são muito bem aceitas. Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos mande um e-mail para marcosjrguimaraes@yahoo.com.br. Desde já agradeço!!!