quinta-feira, 3 de março de 2011

DIFICULTAR OU FACILITAR ? O que prefere ?

Como aprendi com o Prof.: Ilydio P. de Sá, na aula de Didática da Matemática,que considero ser uma disciplina muito importante em licenciatura em matemática, é possivel ter mais de um caminho para solucionar uma questão de matemática. As vezes um caminho que envolve mais atenção e conhecimento matemático, outro que já envolve menos conhecimento matemático. Falar de fácil e difícil é muito relativo, o que é fácil pra um é dificil pra outro e vice versa. Situações problema como:

João tem certa quantia de dinheiro. Foi no mercado e gastou 1/4 da quantia em bebidas, logo após foi ao parque e gastou 1/3 do que sobrou e ainda sobrou R$50,00. Quanto de dinheiro João tinha inicialmente?

Agora responda. Como resolver esse problema? Pode ser assim?


É uma maneira eficaz, porém necessita de conhecimentos maiores de matemática e muita atenção. Um único descuido .. lá se vai a questão inteira. Exercícios assim é válido fazer a prova real para se certificar se está certo ou não. E que tal usar esse método?



Por mim (MARCOS) a segunda opção leva vantagem sobre a primeira pois é mais simples e não precisa de tantos conhecimentos matemáticos. De maneira alguma não ensinaria o primeiro método, é importante que o aluno saiva resolver também pelo método algébrico. Mas é muito interessante mostrar ao aluno um método mais simples e possibilitar ao aluno a opção de escolha sobre as duas maneiras de resolução. O que vocês acham? Qual método vocês escolheriam? Enfim, isso fica a critério de vocês.

Marcos Júnior Guimarães Alves
www.expressaomatematica.blogspot.com

2 comentários:

  1. Achei interessante. Pra quem não gosta muito de Matemática os truques ajudam muito.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jamir, até mesmo para pessoas que vão fazer concurso, onde quanto menos tempo gastar em cada questão melhor é, esses truques auxiliam e muito. Fique atento com mais truques que virão posteriormente. Obrigado por visitar o Blog. Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Críticas construtivas são muito bem aceitas. Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos mande um e-mail para marcosjrguimaraes@yahoo.com.br. Desde já agradeço!!!